Jogos de Empresa
Uma forma rápida e eficaz de capacitação e desenvolvimento profissional.

Os jogos são atividades humanas lúdicas, de criação, de
diversão, de aprendizagem e de adaptação, tanto para crianças como para
adultos, são praticados desde os primórdios da humanidade, pesquisadores
sugerem que desde a época paleolítica o homem já utilizava os jogos como
atividades de socialização, comunicação e aprendizagem.
São atividades com características arquetípicas, em todas as
civilizações, por mais distantes que sejam uma das outras, são encontradas
jogos infantis e adultos e, alguns são muito semelhantes, como o pega-pega,
pique esconde, cabo de guerra, entre outros.
A utilização dos jogos como instrumento de aprendizagem no
ambiente corporativo teve a sua origem na década de 50 nos Estados Unidos, em
1955 surgiu o Rand Corporation Game Monopolies – simulação do gerenciamento de estoques desenvolvido pela
força aérea americana, em 1956 o Top Management Decision da American Management
Association, conhecido como o primeiro jogo de empresas e, em 1957 o Business
Management Game da consultoria McKinsey & Company e o “Top Management Decision
Game” da University of Washington (1ª
vez em sala de aula).
Em 1980 os jogos de empresas chegaram ao Brasil,
inicialmente eram traduções de modelos americanos, a partir daí várias
entidades e consultorias desenvolveram jogos para o mercado brasileiro.
Os jogos de empresa
simulam o ambiente de negócio, alguns inclusive com grande riqueza de detalhes,
e também, situações-problemas similares àquelas vividas no dia a dia por
executivos, gerentes e colaboradores, por isso, são capazes de transmitir uma
grande quantidade de conceitos em curto espaço de tempo, além de permitir um
amplo compartilhamento de conhecimento e trocas de experiência entre os
integrantes.
Os jogos de empresa podem se comportar como um grande
simulador, uma área de simulação estruturada com apresentação de dados e
situações pensadas estrategicamente, por isso, capaz de proporcionar, além de
aprendizado e capacitação, maturidade e preparo para tomadas de decisões, além
disso, oferece algumas vantagens em relação a outros métodos, uma delas é o engajamento
e intensidade do aprendizado.
A aquisição da aprendizagem tem uma relação muito estreita
com os níveis de atenção que a pessoa dirige ao objeto de estudo e, este nível
de atenção tem uma relação muito estreita com o nível de interesse e motivação
com o resultado final do aprendizado, como os jogos de empresa simulam
situações reais do ambiente e, em geral tem um caráter de competitividade entre
as equipes, despertam nos participantes muitas emoções positivas e desejo de
superar os desafios e vencer o jogo, estas emoções promovem grande engajamento
e proporcionam maior profundidade na aquisição de conhecimento.
Outro benefício importante dos Jogos de Empresa é que o
participante é o agente do jogo, ele está vivendo a experiência com o problema,
em situações de aulas expositivas, treinamentos, workshops, por exemplo, em
geral, ele apenas recebe conteúdo teórico ou analisa “cases” ou problemas de
terceiros, nos jogos, ao contrário, ainda que de forma simulada, ele vive a
situação, experimenta a emoção e as dificuldades em solucionar um problema ou de
tomar decisões.
Os jogos de empresa proporcionam uma situação de aprendizado
rico e intenso, os participantes podem analisar as causas dos seus acertos e
erros, tornando se, portanto, um aprendizado progressivo e muito bem
estruturado.
Silvio Garcia
Diretor - CCT - Centro de Conhecimento e Trabalho
São José do Rio Preto/SP - 24-12-17