Jogos de Empresa

Uma forma rápida e eficaz de capacitação e desenvolvimento profissional.

Jogos de Empresa

Os jogos são atividades humanas lúdicas, de criação, de diversão, de aprendizagem e de adaptação, tanto para crianças como para adultos, são praticados desde os primórdios da humanidade, pesquisadores sugerem que desde a época paleolítica o homem já utilizava os jogos como atividades de socialização, comunicação e aprendizagem.

São atividades com características arquetípicas, em todas as civilizações, por mais distantes que sejam uma das outras, são encontradas jogos infantis e adultos e, alguns são muito semelhantes, como o pega-pega, pique esconde, cabo de guerra, entre outros.

A utilização dos jogos como instrumento de aprendizagem no ambiente corporativo teve a sua origem na década de 50 nos Estados Unidos, em 1955 surgiu o Rand Corporation Game Monopolies – simulação  do gerenciamento de estoques desenvolvido pela força aérea americana, em 1956 o Top Management Decision da American Management Association, conhecido como o primeiro jogo de empresas e, em 1957 o Business Management Game da consultoria McKinsey & Company e o “Top Management Decision Game”  da University of Washington (1ª vez em sala de aula).

Em 1980 os jogos de empresas chegaram ao Brasil, inicialmente eram traduções de modelos americanos, a partir daí várias entidades e consultorias desenvolveram jogos para o mercado brasileiro.

 Os jogos de empresa simulam o ambiente de negócio, alguns inclusive com grande riqueza de detalhes, e também, situações-problemas similares àquelas vividas no dia a dia por executivos, gerentes e colaboradores, por isso, são capazes de transmitir uma grande quantidade de conceitos em curto espaço de tempo, além de permitir um amplo compartilhamento de conhecimento e trocas de experiência entre os integrantes.

Os jogos de empresa podem se comportar como um grande simulador, uma área de simulação estruturada com apresentação de dados e situações pensadas estrategicamente, por isso, capaz de proporcionar, além de aprendizado e capacitação, maturidade e preparo para tomadas de decisões, além disso, oferece algumas vantagens em relação a outros métodos, uma delas é o engajamento e intensidade do aprendizado.

A aquisição da aprendizagem tem uma relação muito estreita com os níveis de atenção que a pessoa dirige ao objeto de estudo e, este nível de atenção tem uma relação muito estreita com o nível de interesse e motivação com o resultado final do aprendizado, como os jogos de empresa simulam situações reais do ambiente e, em geral tem um caráter de competitividade entre as equipes, despertam nos participantes muitas emoções positivas e desejo de superar os desafios e vencer o jogo, estas emoções promovem grande engajamento e proporcionam maior profundidade na aquisição de conhecimento.

Outro benefício importante dos Jogos de Empresa é que o participante é o agente do jogo, ele está vivendo a experiência com o problema, em situações de aulas expositivas, treinamentos, workshops, por exemplo, em geral, ele apenas recebe conteúdo teórico ou analisa “cases” ou problemas de terceiros, nos jogos, ao contrário, ainda que de forma simulada, ele vive a situação, experimenta a emoção e as dificuldades em solucionar um problema ou de tomar decisões.  

Os jogos de empresa proporcionam uma situação de aprendizado rico e intenso, os participantes podem analisar as causas dos seus acertos e erros, tornando se, portanto, um aprendizado progressivo e muito bem estruturado.

 

Silvio Garcia

Diretor - CCT - Centro de Conhecimento e Trabalho

São José do Rio Preto/SP -  24-12-17


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