Os desafios do RH para o futuro
Os desafios para futuro do RH – Integrar e transformar para gerar valor permanente e sustentável ao capital humano e as organizações.
O mundo continua e continuará mudando e evoluindo, o mercado
cada vez mais competitivo, e a gestão de negócios rentáveis, considerando
pessoas, organizações e sociedade se torna cada vez mais complexa.
Vivemos em um tempo em que as mudanças tecnológicas e de
mentalidade são tão rápidas e profundas que escapam a nossa compreensão, e tudo
indica que este processo continuará por um bom tempo.
Um mundo de incertezas em que relações, afetos, crenças e
verdades vão e vem como “bolhas de sabão”, fazendo uma referência ao sociólogo
Zygmunt Bauman, em sua obra Modernidade Líquida.
Mesmo com todas estas transformações as pessoas continuarão
sendo o foco, todo o mercado existe para atender as suas necessidades, as
pessoas continuarão sendo os agentes e os receptores de todas estas mudanças, e
o CAPITAL HUMANO não só continuará sendo o cerne desta questão, mas, diferente
de hoje, que ainda muito se fala e pouco se faz, ocupará, de fato, um papel
chave em todo este processo de evolução.
É por isso, que na minha opinião, a área de RH tem a missão
de ser o grande agente transformador e integrador deste processo de evolução, e os desafios para o futuro são muitos, e
gostaria de destacar alguns deles:
Compreender:
Compreender a complexidade da natureza humana na sua amplitude, compreender o homem nas relações de trabalho, na relação consigo mesmo,
com o outro e com a sociedade.
Integrar:
Compreender as competências globais da empresa, suas bases
de valores éticos e morais, e a relação intrínseca destes elementos com as
competências de cada colaborador e, dar apoio, proporcionar métodos,
ferramentas e processos de aprendizagem para integrar as metas e propósitos de
futuro da empresa com ações práticas e efetivas de cada colaborador, e alinhadas
às suas expectativas.
Inserir:
Atrair e escolher pessoas com competências integradoras,
inovadoras e alinhadas com o futuro.
Engajar/Comprometer:
Proporcionar um ambiente de trabalho estimulante, seguro,
psicologicamente saudável, e uma liderança competente, capaz de despertar e dar
sentido ao desejo de mudança, inovação e melhoria em cada colaborador.
Desenvolver:
Desenvolver todos os integrantes da empresa, não apenas no
sentido técnico, mas essencialmente enquanto sujeito digno e ético, enquanto cidadão,
proporcionar amadurecimento emocional e social, para que, nos momentos em que
cada um tome decisões, as tomem pensando no bem para si e para a sociedade.
E por fim, o RH, que embora não seja um ente, mas através de
seus formadores de opinião e de produtores de conhecimento, caberia fazer uma
auto avaliação, tomar consciência de si mesmo, do seu papel e da sua
responsabilidade neste processo, e um bom caminho, a meu ver, seria ampliar o
olhar para além de práticas essencialmente operacionais-tecnicistas e, olhar
para o ser humano, mas não o ser humano como meio, apenas como recurso de
produção e renda, mas olhar para o ser humano como fim, o CAPITAL HUMANO com o ser humano como elemento chave.
Silvio Garcia
Diretor
CCT- Centro de Conhecimento e Trabalho
São José do Rio Preto, 23 de janeiro de 2018.