Artigos


Os desafios do RH para o futuro

Os desafios para futuro do RH – Integrar e transformar para gerar valor permanente e sustentável ao capital humano e as organizações.

Os desafios do RH para o futuro

O mundo continua e continuará mudando e evoluindo, o mercado cada vez mais competitivo, e a gestão de negócios rentáveis, considerando pessoas, organizações e sociedade se torna cada vez mais complexa.

Vivemos em um tempo em que as mudanças tecnológicas e de mentalidade são tão rápidas e profundas que escapam a nossa compreensão, e tudo indica que este processo continuará por um bom tempo.

Um mundo de incertezas em que relações, afetos, crenças e verdades vão e vem como “bolhas de sabão”, fazendo uma referência ao sociólogo Zygmunt Bauman, em sua obra Modernidade Líquida.

Mesmo com todas estas transformações as pessoas continuarão sendo o foco, todo o mercado existe para atender as suas necessidades, as pessoas continuarão sendo os agentes e os receptores de todas estas mudanças, e o CAPITAL HUMANO não só continuará sendo o cerne desta questão, mas, diferente de hoje, que ainda muito se fala e pouco se faz, ocupará, de fato, um papel chave em todo este processo de evolução.

É por isso, que na minha opinião, a área de RH tem a missão de ser o grande agente transformador e integrador deste processo de evolução,  e os desafios para o futuro são muitos, e gostaria de destacar alguns deles:

Compreender:

Compreender a complexidade da natureza humana na sua amplitude, compreender o homem nas relações de trabalho, na relação consigo mesmo, com o outro e com a sociedade.

Integrar:

Compreender as competências globais da empresa, suas bases de valores éticos e morais, e a relação intrínseca destes elementos com as competências de cada colaborador e, dar apoio, proporcionar métodos, ferramentas e processos de aprendizagem para integrar as metas e propósitos de futuro da empresa com ações práticas e efetivas de cada colaborador, e alinhadas às suas expectativas.

Inserir:

Atrair e escolher pessoas com competências integradoras, inovadoras e alinhadas com o futuro.

Engajar/Comprometer:

Proporcionar um ambiente de trabalho estimulante, seguro, psicologicamente saudável, e uma liderança competente, capaz de despertar e dar sentido ao desejo de mudança, inovação e melhoria em cada colaborador.

Desenvolver:

Desenvolver todos os integrantes da empresa, não apenas no sentido técnico, mas essencialmente enquanto sujeito digno e ético, enquanto cidadão, proporcionar amadurecimento emocional e social, para que, nos momentos em que cada um tome decisões, as tomem pensando no bem para si e para a sociedade.

E por fim, o RH, que embora não seja um ente, mas através de seus formadores de opinião e de produtores de conhecimento, caberia fazer uma auto avaliação, tomar consciência de si mesmo, do seu papel e da sua responsabilidade neste processo, e um bom caminho, a meu ver, seria ampliar o olhar para além de práticas essencialmente operacionais-tecnicistas e, olhar para o ser humano, mas não o ser humano como meio, apenas como recurso de produção e renda, mas olhar para o ser humano como fim, o CAPITAL HUMANO  com o ser humano como elemento chave.

Silvio Garcia

Diretor

CCT- Centro de Conhecimento e Trabalho

São José do Rio Preto, 23 de janeiro de 2018.


tecnologia eco webdesign